Instagram: estudo diz que a rede social pode ser uma aliada à dieta

Muito se fala sobre o impacto negativo do Instagram na saúde mental das pessoas, no entanto ele pode ser também uma ferramenta positiva para que as pessoas mantenham um estilo de vida mais saudável. A rede social está sendo um ótimo meio de incentivo a dietas.

Pelo menos, é isso que comprova um estudo da Universidade de Washington, nos EUA, que diz que quando as pessoas compartilham suas refeições e prática de atividade física nas redes sociais, estimulam outras tantas a fazerem o mesmo, servindo como um desafio para alcançarem seus objetivos.

Na verdade, muitos usuários em vez de utilizarem o app como uma rede social, usam-no como um simples diário, postando suas refeições e seus exercícios diários. Dessa forma, por meio de hashtags, como #foodiary é possível que outros usuários encontrem tais publicações e comentem.

Durante o estudo foram entrevistadas 16 pessoas que utilizavam o aplicativo Instagram com o objetivo de usá-lo como uma forma de incentivar hábitos saudáveis. Descobriram, no entanto, que ele seria uma ótima ferramenta para quem tem o mesmo objetivo, compartilhar experiências e, por meio delas, terem o apoio social e emocional que queriam.

Benefícios

Chegaram a conclusão que é muito mais benéfico e vantajoso o registro visual, já que é possível visualizar a qualidade e a quantidade do cardápio. É bem mais fácil saber se há exageros por meio de fotos — quando é possível se perceber se há ou não excessos.

Utilidade dessa tática

De acordo com a nutricionista Angela Lemond, da Academia de Nutrição e Dietética, dos Estados Unidos, a comida pode ser de excelente qualidade, mas se houver excesso, a pessoa ganha peso. É difícil por meio de uma simples foto, ter-se a noção, sem a receita, o tamanho exato da porção — é necessário mais do que isso.

Só as fotos podem não levar a uma precisão, que muitas vezes uma dieta necessita. Entretanto, é possível atrelar às fotos hashtags, que podem levar a outros aplicativos que possuam dados nutricionais mais precisos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *