Luiz Carlos Trabuco e outros detalhes – a cidade de Marília, a FFLCH–USP e a FESPSP

O atual presidente do banco Bradesco é o executivo Luiz Carlos Trabuco, que desde 1999, já ocupava o cargo de vice-presidente da empresa bancária fundada por Amador Aguiar. Ainda, desde 2003, também acumulava o cargo de chefe da Bradesco Seguros. Por esses dois cargos ele ficou até 2009, quando assumiu a posição mais alta da instituição.

O executivo nasceu no dia 6 de outubro de 1951 em uma cidade que teve o nome inspirado pela obra de Tomás Antônio Gonzaga, “Marília de Dirceu” (1792). A cidade natal de Luiz Carlos Trabuco, Marília, também é a cidade de origem do banco de Amador Aguiar.

Fundada em 4 de abril de 1929, Marília fica localizada na região centro-oeste paulista – distante da Capital São Paulo 443 km por rodovia, 529 km por ferrovia e 376 km em linha reta. Ainda, o município é servido por duas rodovias estaduais e uma federal – a Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), Dona Leonor Mendes de Barros (SP-333), e a Transbrasiliana (BR-153).

Luiz Carlos Trabuco é formado em filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH–USP). A instituição atende cerca de dez mil alunos todos os anos e é a maior unidade da USP. História, Geografia, Ciências Sociais, Filosofia e Letras são, basicamente, os cinco cursos de graduação da FFLCH – que é considerada o principal centro de estudos em Humanidades Básicas no Brasil.

A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo conduz também projetos integrados com a comunidade externa da USP. Lá, acontecem, diariamente, palestras e discussões dos mais variados temas – com participação dos alunos e, em geral, abertas ao público. O objetivo da instituição de ensino é atender as áreas de ensino e pesquisa de forma integrada.  Cursos de difusão cultural, atualização, aperfeiçoamento e especialização de profissionais e público interessado; atividades resultantes de convênios e parcerias; e exames de proficiência em línguas, além de outros serviços e ações, também fazem parte da rotina da FFLCH.

Luiz Carlos Trabuco é, ainda, pós-graduado em sócio-psicologia na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). O objetivo dessa é a manutenção de escolas voltadas ao ensino e à pesquisa em nível superior. A Escola de Sociologia e Política de São Paulo, criada em 27 de maio de 1933, é o núcleo original da instituição.

Pioneira no ensino e na prática das modernas ciências sociais, a FESPSP incorporou, em 1940, o curso de Biblioteconomia e Documentação, mantido pela Prefeitura do Município de São Paulo desde a sua criação, em 1936. A Divisão de Estudos Pós-Graduados, atual Escola Pós-Graduada de Ciências Sociais – responsável pela formação da primeira geração de pesquisadores nas áreas da sociologia, política e administração pública no país – foi fundada em seguida, em 1941.

Hoje em dia, a Fundação que pós-graduou Luiz Carlos Trabuco mantém a Escola de Sociologia e Política, a Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação, a Faculdade de Administração e a Escola Pós-Graduada de Ciências Sociais.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *