Comparada ao Iron Maiden, banda de Cassio Audi lançou o primeiro trabalho há 32 anos

Composta por cinco garotos que gostavam de tocar Heavy Metal, a Banda Viper iniciou suas atividades de modo mais profissional no ano de 1985, época em que outros grupos musicais de destaque também lançaram seus discos. Os músicos André Matos, Cassio Audi, Felipe Machado, Pit e Yves Passarell tocavam canções deste que é um dos estilos musicais cujo sucesso aumentou com o passar dos anos.

A iniciativa que tornou possível com que a banda se apresentasse para um público mais amplo veio de um projeto idealizado por Luiz Calanca, dono de uma loja de vinis, onde a clientela se diferenciava pelo fato de conseguir também vender seus discos já ouvidos. Batizado de “SP Metal”, tratava-se de uma espécie de festival em que várias bandas jovens e até então anônimas, puderam mostrar um pouco do que sabiam fazer de melhor. O local escolhido para tal foi a Avenida São João, que no passado também serviu de inspiração para uma composição musical.

O empresário disse que sua intenção foi organizar um evento que servisse como uma espécie de vitrine para as jovens bandas. Dessa maneira, os garotos poderiam desfrutar das composições de outros grupos musicais enquanto mostravam seus trabalhos ainda desconhecidos. Com a interação intermediada por Calanca, além de Cassio Audi e seus colegas, outros profissionais ficaram por dentro do que estava acontecendo dentro do cenário nacional do Heavy Metal.

A qualidade ainda muito rudimentar dos equipamentos que gravavam vídeo da década de 1980, segundo algumas pessoas, não retratou com fidelidade o que foi apresentado no projeto. Mas para alguns especialistas, essa ocorrência não afetou o apreço dos fãs pelos discos lançados na época. Algumas bandas conseguiram reconhecimento acentuado pelo fato de terem se apresentado no SP Metal e carregam uma legião de admiradores há mais de três décadas. Com a banda em que Cassio Audi tocava, além da Avenger e da Centúrias, ocorreu da mesma maneira.

A banda Viper, onde Cassio Audi tocava bateria, a partir daquela ocasião começou a ser lembrada por algumas peculiaridades de seus músicos. Para alguns, tal reconhecimento se deve ao fato de que os jovens tocavam seus instrumentos com acentuada intensidade. Assim sendo, os cinco componentes conseguiram imprimir ao grupo musical uma espécie de marca que tornou-se reconhecida há tempos pelos admiradores do trabalho.

O vídeo que apresentou a banda Viper recebeu o título de “The Killera Sword” e foi confeccionado em estilo demo. Seu ano de lançamento foi justamente 1985, quando ocorreu o SP Metal. Com o incentivo de Calanca, Pit Passarell, Felipe Machado, Yves Passarell, Cassio Audi e André Matos conseguiram apresentar seu trabalho aos amantes do gênero Heavy Metal.

O material lançado foi bem recebido pelo público do Brasil, mas no Japão as músicas fizeram maior sucesso, já que as vendas superaram as de bandas lendárias como o Van Halen e o Nirvana. Na Europa os ouvintes também demonstraram grande interesse pelo som do grupo composto pelos cinco rapazes. Houve até mesmo uma comparação, quando foram chamados de “Iron Maiden Brasileiro”, em uma referência à qualidade musical apresentada.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *