Novo aplicativo promete revolucionar o prognostico do câncer pancreático

Novo aplicativo pode revolucionar o combate ao câncer de pâncreas. Esse tipo da doença é dos que apresentam menor taxa de sobrevivência. Isso se deve ao problema de conseguir identifica-lo a tempo. Pois ainda não é possível faze-la de forma não invasiva. Com esse quadro, pesquisadores de uma universidade nos Estados Unidos trabalharam num aplicativo que pode detectar essa e outras doenças apenar com uma selfie.

De acordo com o engenheiro Paul Allen, principal responsável pelo projeto, o grande problema do câncer pancreático é que se for esperar para trata-lo quando ele apresentar sintomas, já é muito tarde. Ele explicou que se caso as pessoas puderem fazer o teste, em sua privacidade, ao menos uma vez por mês, elas conseguirão detectar a doença num estagio que é possível iniciar um tratamento que salve suas vidas.

O aplicativo, que será chamado de BillScreen, trabalha através de um algoritmo que analise as fotos tiradas pela câmera do celular, identificando o crescimento nos níveis de bilirrubina, um liquido amarelo que se encontra na bile. Em suma o aplicativo analisa a parte branca dos olhos. Uma elevação que é chamada de icterícia causa cor amarelada na pele, mucosas e na esclerótica, e é exatamente um dos indícios primários do câncer de pâncreas e outras doenças. O BillScreen é tem capacidade de identificar essas mudanças antes mesmo de serem visíveis a olhos humanos.

Testes

Foram realizados testes com 70 pessoas com suspeitas do câncer. O Aplicativo conseguiu em quase 90% dos casos, identificar corretamente as alterações, melhor que o resultado tradicional, que são testes de sangue. A ideia é que todos usem o aplicativo no dia a dia e caco o BillScreen apresente algo, procurar um médico para fazer um exame mais minucioso. Atualmente, os médicos não costumam pedir o exame de sangue sem a necessidade, pois é inconveniente que seja feito frequentemente.

Como funciona

Para o BillScreen funcionar plenamente, é necessário o uso de alguns acessórios e uma foto com flash. Um óculos feito de papel com quadriláteros de diversas cores para calibrar e uma caixa para impedir a claridade do ambiente. Dessa forma, o aplicativo consegue isolar apenas o branco dos olhos e consegue calcular as cores através das ondas luminosas refletidas e absorvidas. Em seguida ele realiza as comparações com o seu banco de dados.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *