Bactéria associada a úlcera pode ser transmitida por moscas no Brasil

Centenas de diferentes tipos de bactérias podem ser carregadas pelas moscas, que prejudicam muito a saúde dos seres humanos, de acordo com dados de um estudo publicado na revista Scientific Reports. Foram analisadas 116 moscas de 3 continentes diferentes sendo algumas coletadas no Brasil.

Nas amostras brasileiras foram encontradas o patógeno  pylori, uma bactéria encontrada em pacientes portadores de úlcera e gastrite. Atualmente o estudo não considerava que a bactéria pudesse ser transmitida por moscas, segundo os estudos.

O caminho de transmissão mais comum eram as passagens de pessoa para pessoa através de contato direto com vômito e material fecal e também da saliva. A bactéria também tem sua transmissão ocorrida através de água e alimento contaminado.

A úlcera é uma doença do estômago, que ocorre quando a camada de proteção é perdida e faz com que feridas apareçam na superfície estomacal. A doença pode ser causada pelo patógeno Helicobacter pylori ou também por medicamentos usados abusivamente, como o ibuprofeno e aspirina.O estresse e alguns tipos de comida não tem evidências científicas suficientes para terem relação com a doença. Um dos principais sinais da doença é o vômito com sangue acompanhados de indigestão, queimação e azia, náuseas e perda de apetite.

As moscas são insetos que vivem em contato constante com materiais em decomposição, e elas utilizam as fezes e matéria orgânica para fazer sua nutrição da sua prole. Mesmo as moscas de ambientes urbanos apresentam uma grande quantidade de bactéria.

A biodiversidade de microorganismos é transmitida principalmente pelas patas e asas que é onde se encontra a maioria dos patógenos. A transmissão de doenças pelas moscas não tem sido analisado com cautela pelas autoridades de saúde públicas e merece atenção.

Os períodos chuvosos e de calor são uma combinação perfeita para as moscas se proliferam causado um incomodo enorme a população.

O problema pode ser amenizado com o controle maior de lixo e alimentos, que são os locais que mais existem moscas. Tanto o lixo doméstico como a limpeza das casas ajudam na redução da incidência e aparecimento das moscas. As frutas da estação também estão relacionadas ao aumento das moscas.