Água líquida em marte! Passo importante para a descoberta de vida no planeta vermelho.

Água líquida foi encontrada em marte. Pela primeira vez cientistas identificaram o que poderia ser um lago localizado a 1,6 quilômetros abaixo da superfície. Usando dados de radar coletados pelo satélite Mars Express, que está na órbita do planeta, foi detectado uma extensão de 20 quilômetros do que poderia ser água na sua forma líquida relatam as notícias.

Perfis de radar coletados entre maio de 2012 e dezembro de 2015 contém evidências de água presa abaixo do gelo das calotas do polo sul. O líquido foi identificado após ondas de radar do satélite passar pelo gelo do polo sul de Marte e refletiu a substância abaixo.

Água líquida abaixo dos polos de Marte já foi predito há 30 anos, mas o artigo publicado na revista “Science” marca um importante ponto para os cientistas. É a primeira medida direta do que poderia ser água líquida.

Apesar da descoberta, há ainda muitas perguntas sem resposta sobre a água. A equipe por trás do trabalho não foi capaz de medir quão profundo esse lago é. Eles dizem que há pelo menos um metro da substância abaixo da superfície, mas é incerto se vai mais longe. Como resultado, é impossível saber se forma um lago ou um aquífero onde a água acumulou.

O que se compreende é que a água em marte está sujeita a condições extremas. A temperatura um quilômetro e meio abaixo do polo sul de Marte está em torno de -68ºC, muito além da temperatura de congelamento dá água. Porém, altas pressões e altos níveis de salinidade significam que a substância é capaz de se manter na forma líquida. Mesmo nessa profundidade, para estar na forma líquida teria que ser bastante salino, o que poderia ser tóxico para vida ou seja, as notícias podem não serem boas.

A esperança é que dentro do lago, cientistas irão eventualmente encontrar as primeiras formas de vida extraterrestre. Os altos níveis de radiação na superfície do planeta mostra que só é provável a existência de vida em Marte no subterrâneo. Condições de alta salinidade são boas para manter a água em estado líquido, mas é um desafio para vida. É possível que vida se adapte a condições extremas, mas se algo realmente existe será extremamente primitivo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *