Juros rotativo do cartão de crédito encerra o mês de agosto de 2018 em alta

Em uma nova divulgação, o Banco Central do Brasil revelou que os juros praticados sobre o rotativo do cartão de crédito aumentaram em agosto de 2018. Essa é a primeira alta do juros rotativo após quatro meses consecutivos de queda. Além do rotativo, o BC divulgou que a taxa cobrada sobre o cheque especial de pessoas físicas se manteve estável em agosto.

De acordo com o BC, o juro médio praticado entre as instituições financeiras do país sobre o cartão de crédito rotativo específico para pessoas físicas, foi de 271,4% ao ano no mês de julho de 2018, para um total de 274% ao ano no mês de agosto deste ano. Já em relação ao parcial do ano, o BC revelou que a taxa reduziu 58,1 pontos percentuais, considerando o fechamento do ano passado que foi de 332,1% ao ano.

Já em relação a taxa cobrada sobre o cheque especial dedicado também as pessoas físicas, a instituição revelou que a taxa se manteve estável em 303,2% ao ano no mês de agosto de 2018. Ou seja, a taxa não se alterou entre os meses de julho a agosto deste ano. Em relação ao acumulado de janeiro a agosto deste ano, a taxa apresentou uma queda de 19,8 pontos percentuais comparado ao mesmo período no ano passado que apresentava uma taxa de 323% ao ano.

De acordo com várias notícias, as taxas de juros praticadas no Brasil ainda estão muito mais elevadas do que em outros países. A recomendação dos economistas é de que os clientes não devem utilizar essas linhas de crédito. No entanto, se necessário utilizar essas linhas de crédito, os economistas recomendam que elas sejam utilizadas por um curto período de tempo.

Esse aumento do juros médio do rotativo do cartão de crédito coincidiu com a estabilidade apresentada pela Selic, que é a taxa básica da economia brasileira. Atualmente, a Selic se encontra na mínima histórica registrada em 6,5% ao ano. De acordo com o Banco Central, essa estabilidade é um reflexo observado desde o mês de março de 2018. Antes de março a Selic havia recuado um total de 12 vezes consecutivas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *