Veja os detalhes da parceria entre a Chery e CAOA, empresa fundada por Carlos Alberto de Oliveira Andrade

A CAOA, grupo empresarial do setor automotivo que atua na representação de marcas e fabricação de veículos, firmou recentemente parceria com a montadora chinesa Chery. A empresa fundada por Carlos Alberto de Oliveira Andrade tem grandes planos que você fica sabendo neste post. Acompanhe!

A CAOA é conhecida por contratos para importação e produção de veículos de diferentes montadoras. Com a Chery, a empresa será responsável por conduzir a operação brasileira desde a fabricação, venda e pós-venda. Iniciada em 2017, a parceria inclui a produção de veículos na unidade industrial de Jacareí (SP).

A Chery chegou ao país em 2009 como parte do planejamento para internacionalizar a marca. Em 2014 a companhia inaugurou a fábrica própria em Jacareí, no Vale do Paraíba (SP). Na época os investimentos chegaram aos US$ 40 milhões. Na unidade são produzidos os modelos QQ, Celer e o recente Tiggo 2x, um dos mais vendidos da marca na Ásia.

Além deles, a produção será expandida com outros modelos que serão lançados no mercado nacional a partir de 2019. O primeiro deles é o Tiggo 5x, um SUV com motor 1.5 turbo lançamento, mesma motorização estará presente no sedã Arrizo 5. Ambos os veículos demonstram a inovação da montadora em quesitos como estilo e mecânica.

Também devem desembarcar por aqui o Tiggo 7, modelo SUV muito sofisticado e o Tiggo 8, o primeiro SUV de oito lugares da marca a chegar ao país. Essa estratégia agressiva de lançamentos e aumento da rede revelam a ousadia da parceria entre a chinesa e a empresa fundada por Carlos Alberto de Oliveira Andrade.

Quem é o dr. CAOA

Carlos Alberto de Oliveira Andrade, o dr. CAOA para os mais próximos é fundador da empresa que leva as iniciais do seu nome. O ex-médico cirurgião iniciou as atividades no setor automotivo por acaso, quando adquiriu um Ford Landau, em 1979, que não foi entregue por conta da falência da concessionária.

Andrade viu ali uma ótima oportunidade de negócio, comprou a empresa falida e passou a vender carros. Apesar da falta de experiência inicial, em pouco tempo ele mostrou vocação para o segmento e em menos de seis anos já era o principal revendedor da Ford no Brasil.

Sempre a frente do seu tempo, Carlos Alberto de Oliveira Andrade firmou parcerias com outras montadoras como a Renault e Hyundai para a importação, revenda e representação. Em 2007 veio a aposta mais ousada do empresário. Com recursos próprios construiu uma fábrica própria em Anápolis (GO).

Na unidade industrial são produzidos os veículos da coreana Hyundai para o mercado latino. Devido ao bom desempenho, os esforços de Andrade foram reconhecidos e em 2012 recebeu a premiação de Distribuidor do Ano. O título foi disputado com outros 179 distribuidores da Hyundai em todo o mundo.

Apesar de não estar na presidência da direção da CAOA, Carlos Alberto de Oliveira Andrade permanece como presidente do conselho administrativo da companhia. Dessa forma acompanha as principais decisões e projetos do grupo de perto, a exemplo da parceria com a Chery.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *