Personalidades diferentes com papéis diferentes

Um bom gerente é capaz de olhar as coisas racionalmente e aplicar o raciocínio lógico quando se trata de resolver problemas e estabelecer metas. Como o objetivo é focar no cumprimento efetivo de metas, o gerente precisa entender as realidades que está enfrentando. O pensamento racional é essencial para alocar os recursos e estabelecer os objetivos para a equipe.

Analítica – A capacidade de analisar detalhes e encontrar as conexões entre os processos pode impulsionar a maneira como um gerente opera. O pensamento analítico pode ajudar a identificar objetivos e o uso adequado dos recursos.

Capacidade de resolver problemas – Um gerente também deve ser bom em resolver problemas. Se a equipe encontrar um problema, o gerenciamento deve estar no centro de encontrar uma solução. Isso requer uma cabeça fria, uma mente inteligente e pensamento rápido.

Carisma – Como um líder precisa inspirar os subordinados a seguir sua causa, o carisma é uma característica importante. O carisma ajuda o líder a criar um ambiente de negócios positivo que inspire outras pessoas a agir. Como um líder não deve forçar ou intimidar as pessoas para realizar as tarefas necessárias, as habilidades carismáticas podem aumentar as chances do líder de envolver seus seguidores.

Inovador – Um líder também deve mostrar muitas habilidades inovadoras. Liderança é sobre a transformação em sua essência e a mudança sempre requer a capacidade de pensar fora da caixa . Um líder precisa ser capaz de analisar problemas, mas também em situações existentes, e descobrir maneiras diferentes de mudar as coisas.

Visionário – Semelhante a ser inovador, um líder deve ser um visionário. Uma visão forte e realista garante que os seguidores ouçam o líder e trabalhem duro para atingir o objetivo. Um líder não será capaz de inspirar os subordinados planejando planos que não sejam desafiadores, transformadores e inspiradores. Um verdadeiro líder deve ter a capacidade de ver além do futuro .

Flexível – Liderança requer muita flexibilidade porque você está lidando com pessoas e não com tarefas. Como as pessoas estão no centro da abordagem, o líder deve ser capaz de acomodar e responder a situações que podem não ter sido esperadas. Como a persuasão deve fazer parte do conjunto de habilidades do líder, o líder também precisa ser flexível em sua abordagem para resolver situações de conflito.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *