O que são anjos de negócios?

Business Angels são pessoas físicas que investem em start-ups e empresas em estágio inicial com boas perspectivas de crescimento em troca de uma parcela do patrimônio da empresa.

Como funciona? Os Business Angels usam seu próprio dinheiro para investir em empresas de que gostam, diretamente ou através de uma rede de notícias business angels. Eles costumam administrar empresas bem-sucedidas e podem se especializar em empreendimentos em setores industriais específicos ou áreas locais. Muitos assumem um papel ativo nos negócios em que investem, aconselhando e orientando a administração.

Para quem é, e quanto investem? Start-ups e empresas em estágio inicial com alto potencial de crescimento que precisam financiar atividades como desenvolvimento de produtos ou expansão de mercado e que se beneficiariam dos conselhos e contatos que um Business Angel pode oferecer, bem como de seu investimento financeiro.

Vantagens. Não há necessidade de oferecer segurança na forma de ativos pessoais para garantir o investimento. Um acordo bem-sucedido com um Business Angel pode ajudar sua empresa a crescer a um ritmo muito mais rápido do que teria sido possível sem ela. Além do financiamento, o Business Angels pode trazer habilidades e conhecimentos valiosos para o seu negócio e fornecer contatos comerciais úteis. Embora o acordo financeiro seja semelhante ao de uma empresa de capital de risco, geralmente há um ambiente menos pressionado com um Business Angel, que pode ser mais flexível do que um VC quanto à necessidade de sair do negócio dentro de um prazo rígido.

Desvantagens. A Business Angels não está sob nenhuma pressão particular para encontrar investimentos, o que significa que pode levar vários meses para encontrar alguém interessado em investir no seu negócio. Como os Business Angels geralmente operam sozinhos, eles geralmente vêm com menos suporte estrutural do que uma empresa de capital de risco forneceria.

Coisas a considerar. Como os Business Angels são indivíduos, o relacionamento entre um investidor Business Angel e o empreendimento em que eles estão investindo é muito próximo e pessoal. Por isso, é vital assegurar que os dois lados se dêem bem, possam trabalhar bem juntos e ter os mesmos objetivos e abordagens para tirar o máximo proveito do relacionamento. Como os Business Angels são indivíduos, o relacionamento entre um investidor Business Angel e o empreendimento em que eles estão investindo é muito próximo e pessoal. Por isso, é vital assegurar que os dois lados se dêem bem, possam trabalhar bem juntos e ter os mesmos objetivos e abordagens para tirar o máximo proveito do relacionamento.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *