Micro funis: acompanhando problemas com o Google Analytics

A geração de leads é importante para todos os negócios. Mas assim que você tiver clientes em potencial, o próximo passo será aumentar a taxa de conversão e economia do site. Para fazer isso, existem várias táticas e métodos que dependem do escopo de seus negócios. Uma das estratégias das quais você talvez não tenha ouvido falar é criar e otimizar micro-funis. Abaixo você encontrará todos os detalhes sobre o que é e como usá-los.

O que é um micro funil? Os micro-funis são pequenos passos no caminho da entrada no grande funil de conversão até sua fase final. Em outras palavras, essa é uma maneira de visualizar o processo de direcionar o tráfego para o seu site. Você atrai visitantes para o patamar usando SEO, boletim de notícias, publicidade paga e outras ferramentas. Você usa ferramentas de call to action e elementos de design para motivá-los a fazer uma compra.

Para que servem os micro funis? No caminho para a conversão, alguns dos clientes em potencial estão “perdidos”. É por isso que esse processo geralmente é representado na forma de um funil. E a perda de visitantes à medida que o tráfego flui através do funil às vezes é chamada de “vazamento de conversão” .

Os micro funis podem ajudar a focar em questões específicas, como campos individuais em um formulário. Por exemplo, costuma-se dizer que, quanto mais longo o formulário online, menos pessoas o preenchem até o fim.

Isto é em parte natural. No entanto, se o usuário estiver envolvido no processo, é improvável que ele se recuse a preencher o formulário. Isso pode acontecer quando os campos não estão limpos ou a próxima etapa não é óbvia. Além disso, os usuários podem receber uma mensagem de erro na página quando, por algum motivo, simplesmente não conseguem preencher o campo “correto”.

Portanto, se você tiver um formulário longo, há uma probabilidade maior de os usuários não concluírem o que iniciaram. Os micro-funis ajudam a determinar exatamente onde o “vazamento de conversão” está acontecendo, para que você possa resolver o problema. Os micro funis podem ser combinados com formas de várias etapas. Essa função, suportada no editor da página de destino, permitirá aumentar significativamente a conversão e a lealdade do usuário, devido à exibição em fases (como preenchimento) das informações solicitadas (campos do formulário de lead). Ou seja, após preencher e enviar um ou vários campos, o visitante precisará clicar em um botão especial (por exemplo, “Avançar”) para continuar preenchendo o seguinte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *