Teste de divisão de cabeçalho: vantagens e desvantagens

O teste dividido é uma ótima maneira de obter melhorias significativas na otimização de conversões. Ao testar qualquer elemento na página de destino (por exemplo, uma imagem), após um certo período de tempo, você pode determinar a opção mais eficaz. No entanto, os cabeçalhos têm um ciclo de vida limitado em termos de valor para o usuário. Simplificando, um artigo publicado hoje terá menos valor para os leitores amanhã. Isto é especialmente verdade para sites de notícias e economia.

Qual é a dificuldade de testar cabeçalhos? Testar os cabeçalhos não é uma tarefa fácil, mas necessária, porque é muito importante impressionar o usuário e convencê-lo a ler o texto inteiro.

Pelo motivo acima, testes divididos com duração de 4 semanas não ajudarão a avaliar corretamente a atratividade de um título específico. Mesmo se você disser a si mesmo que pretende identificar tendências comuns, nunca poderá estabelecer um relacionamento causal e entender por que os usuários preferem um título a outro.

Muitas vezes acontece que o título atrai um grande número de usuários (CTR alta), mas as pessoas passam pouco tempo na página (para sites de notícias isso geralmente é um mau sinal) ou não executam ações direcionadas.

Primeiro, a mesma pessoa pode visualizar e clicar em várias opções de títulos. Em segundo lugar, os usuários podem twittar seu título em momentos diferentes (por exemplo, a primeira vez às 9h e a segunda às 11), por causa dos quais os resultados do teste serão distorcidos. Talvez mais pessoas leiam suas postagens às 11h ou usuários estejam mais ativos no momento. Em terceiro lugar, os organizadores deste teste de divisão levam em consideração não uma métrica específica, mas consideram vários indicadores diferentes ao mesmo tempo: retweets, menções etc.

Fatores externos influenciam fortemente os resultados. Os sites mais populares testam seus cabeçalhos usando os chamados algoritmos de “gangster”. Se você tiver a oportunidade de usar esse método, leve-o para o serviço. Ao postar duas postagens em uma rede social ou ao enviar dois emails com cabeçalhos diferentes para os assinantes, não é possível determinar com segurança qual deles tem o maior efeito no leitor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *