O Futuro do Marketing na Internet

Hoje, a criação de máquinas absolutamente indistinguíveis das pessoas não é mais ficção científica, mas um negócio muito lucrativo capaz de impulsionar a economia. Uma onda de startups faz parte de uma nova tendência que promete simplificar radicalmente nossas vidas, aproximando a interação com o computador o mais próximo possível da comunicação com uma pessoa.

De todos os métodos de comunicação humana, as mensagens são provavelmente as mais diretas. O texto contém informações menos desnecessárias em comparação com outros métodos de comunicação. Não há entonações, sotaques, expressões faciais ou gestos que exijam interpretação. Os computadores compreendem e processam facilmente o texto; portanto, as mensagens são ideais para atividades humanas colaborativas e inteligência artificial destinadas a atender às necessidades dos clientes.

Portanto, o aplicativo assistente é uma interface que permite aos usuários executar tarefas complexas por meio de um diálogo natural. Ao mesmo tempo, um assistente não precisa ser uma pessoa real, pelo menos não o tempo todo. Pode ser um script automatizado para enviar mensagens ou lembretes no momento certo; um grupo de pessoas interagindo com clientes através de um assistente virtual; ou inteligência artificial, às vezes recorrendo à ajuda humana.

Melhor que bots – A interface de mensagens usada pelos serviços de aplicativos assistentes parece um bate-papo conhecido e, portanto, o usuário fica livre da necessidade de entender algo novo.

Todo mundo sabe o que é bate-papo, portanto, enviar solicitações é uma ação bastante simples. O aplicativo assistente usa pessoas bem treinadas que podem trabalhar com tecnologias complexas. O assistente pode processar solicitações, cuja implementação pode ser realizada em várias etapas, requer análises trabalhosas ou ferramentas profissionais.

Note-se que o aplicativo assistente não é ideal em situações em que o usuário gosta do próprio processo de busca, como, por exemplo, no caso da escolha de roupas.

No entanto, existem muitos casos para usar o aplicativo assistente quando você precisa procurar muitas opções, especialmente em aplicativos corporativos. Você pode esperar que, no futuro, tarefas complexas, como o lançamento de uma campanha de marketing para aumentar o tráfego, sejam executadas por esses assistentes.

Embora o Google e a Apple estejam trabalhando para melhorar os assistentes virtuais, como o Siri, por exemplo, que é inteiramente código de computador, tecnologias totalmente automatizadas são boas apenas em alguns casos – quando o usuário precisa obter uma resposta urgente a uma solicitação simples. Solicitações mais complexas que requerem envolvimento humano serão melhor tratadas por aplicativos assistentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *