Dia livre de Impostos contou com a participação mais de 850 negócios

No último dia 4 de junho, ocorreu o chamado “Dia livre de Impostos” — um acontecimento anual que promete descontos de até 70% para o consumidor que comprar nas lojas cadastradas para o evento. Este ano, foram 883 negócios participantes, de 155 cidades e 18 Estados diferentes. 

A intenção da iniciativa — que já está em sua 14° edição e é promovida pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL) — é conscientizar a população a respeito da alta taxa da carga tributária do segmento varejista no Brasil. O projeto também visa sensibilizar as autoridades estatais da necessidade de haver reformas estruturais no modelo fiscal do País.

“O brasileiro trabalha cinco meses do ano só para pagar imposto. A carga tributária representa 35% do nosso PIB [Produto Interno Bruto]. É caro para o consumidor e caro para o lojista”, enfatizou o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo, Maurício Stainoff.

Segundo os organizadores do Dia livre de Impostos, o Brasil é o 14º, em um ranking de 30 países, que mais arrecada impostos — entretanto, está na última posição entre os países que mais retornam esse dinheiro para a população. “Apenas nos setores de maquiagem e eletrônicos as cargas tributárias são de 58% e 43%, respectivamente”, escreveu o texto no site do evento.

Por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a edição deste ano foi realizada 100% online, através da plataforma dialivredeimpostos.com.br. Os descontos do Dia livre de Imposto, em geral, aplicam-se para diversas categorias — entre elas, a de bebidas, a de maquiagem, a de bijuterias, a de perfumes, a de vestuário, a de sapatos, a de eletrônicos, a de eletrodomésticos, a de utensílios para casa, a de brinquedos, e a de remédios. Alguns restaurantes, academias, salão de beleza, papelarias, dentre outros negócios também entraram no “protesto”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *